• O que é o SEO?

É uma pergunta que muita gente coloca. Toda a gente sabe do que é capaz o SEO, mas poucos sabem o que é. Esta é a sensação que tenho nos últimos meses.

Conheci o SEO no Ensino Superior e... foi amor à primeira vista! ♥ Click To Tweet

Antes de ingressar no ensino superior pouco ou nada sabia sobre SEO… No entanto, em todas os meus projetos anteriores a essa fase, sempre fui dotado de boas práticas de SEO[Link em breve] mesmo quando apenas fazia porque achava que era o mais correcto, sem saber que na verdade estava a optimizar de acordo com as normas recomendadas pelo Google!

Comecei a ganhar o gosto ao SEO durante a minha formação académica, pelas mãos do professor Dr. António Vieira.

Esta foi a primeira descrição oficial que li sobre SEO, durante uma apresentação em powerpoint, e que ainda hoje guardo:

O SEO é uma prática de incrementar a qualidade e quantidade de tráfego para um site, de forma orgânica, através de um conjunto de técnicas de optimização para os motores de pesquisa

No meu ponto de vista, e apesar de ter sido há mais de 5 anos, é uma afirmação que continua bastante actualizada.

"Mas podes explicar-me o que é o SEO como se eu fosse uma criança?"

Nunca expliquei a nenhuma criança, no entanto a forma mais simples de explicar o que é o SEO, e de saber se está bem feito, é através de uma analogia que utilizo há alguns anos, e que se denomina de Hotel Califórnia por dois motivos:

1 – Porque faço uma comparação com um Hotel;
2 – Inevitavelmente sempre que penso em hotéis lembro-me da música dos Eagles: Hotel Califórnia. (já agora, partilho convosco no final deste artigo uma versão que gosto imenso)

De volta ao assunto:

Contexto: Imaginemos que estamos numa rua à procura de um hotel para pernoitar.

  • Vamos pela rua, de local em local, à procura daquela oferta que mais se assemelha com aquilo que procuramos;
  • Caso nos tenham recomendado um hotel em específico é provável que entremos apenas nesse hotel e por lá fiquemos, certo? (em SEO chamamos a isto de backlinks – Género de recomendações para o nosso site, que se vierem de alguém que confiamos são muito valiosas – o Google adora recomendações!)
  • Quando entramos num hotel, queremos que o mesmo esteja bem identificado, sabermos exatamente onde se encontra a recepção, onde estão os quartos, os WC’s, o restaurante, entre outros, certo? Se não estiver bem sinalizado e estruturado, o mais provável é que nos fartemos de procurar e não voltemos uma segunda vez. O mesmo acontece num site mal estruturado!

PROBLEMAS COMUNS:

Atualizado a 12/05/2016: Criei um video fantástico e animado sobre este artigo aqui.

a) Imaginando que é dono de um hotel, o que aconteceria se o seu hotel não estivesse anunciado na própria rua?

Os clientes não entram, não tem negócio, e para o cliente que procurou um hotel nessa rua é como se o seu hotel não existisse, certo? Compare isto com a primeira página de resultados do Google…

Quero com isto dizer que – seja nessa rua ou no Google – se o seu negócio não estiver lá, é como se não existisse…(pelo menos para os clientes que o procuram).

b) Imaginemos que nessa rua existe a seguinte placa: “Hotel 5 estrelas” e assim que entra repara que não é um hotel, mas sim uma mercearia. O que acontecerá? Qual crê que será a reação de quem acabou de entrar?

O cliente entra e sai o mais rapidamente possível, sendo que provavelmente não volta a entrar no mesmo local, pois sentiu-se defraudado.

Isto denomina-se de “taxa de rejeição” no SEO / mundo on-line: quando um cliente entra numa determinada página e não vê mais nada, sai de imediato, sem efetuar qualquer acção. Todos queremos ter uma taxa de rejeição mais baixa possível, mas para isso temos que entregar ao visitante aquilo que ele procura!

c) Imaginemos que o cliente entra no hotel e não sabe onde fica a recepção (o ponto inicial), o seu quarto, ou algo em específico que quer encontrar.

Provavelmente vai-se embora desapontado com a organização do hotel, não concorda? O mesmo acontece quando um site é confuso e desorganizado: o visitante desiste do site e procura por algo melhor. Obviamente num concorrente.

d) Vamos supor que tem um cliente com uma deficiência motora e o seu hotel apenas tem escadas, estando desprovido de elevador. Crê que o cliente vai sequer ponderar entrar?

Obviamente que não! O mesmo acontece quando não temos um site preparado para receber visitas oriundas de dispositivos móveis… são vendas perdidas para si, e possívelmente ganhas para o seu concorrente, que recentemente optimizou o site!

Como é que o Google avalia um site e o posiciona nos resultados de pesquisas?

Através de um conjunto de factores [Link em breve] que somados irão definir a autoridade da página e do domínio. (antigamente denominado de Google PageRank)

Quanto maior for a Autoridade da Página e do Domínio, mais bem posicionado estará o site nos resultados de pesquisa dos motores de busca, como o google ou o bing.

Como verificar a Autoridade do meu site para o Google?

Apesar de existirem muitas ferramentas gratuitas utilizo regularmente o seoreviewtools pela sua facilidade e rapidez.

As pontuações variam entre 1 e 100, sendo que o mais alto corresponde ao mais forte!

Ferramentas Gratuitas de SEO

Brevemente irei compilar as melhores ferramentas gratuitas para uma boa análise SEO.

Fique atento e siga-me nas redes sociais!

Eagles - Hotel Califórnia | Versão Acústica

Sílvio Tiago Almeida
SEO SPECIALIST